Aposentadoria: apenas quatro em dez estão preparados

postada (9)

Nunca foi tão importante fazer parte de uma minoria – veja por que e como se preparar para ter uma aposentadoria tranquila no futuro

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que só quatro entre dez jovens entre 18 e 30 anos se prepara para a aposentadoria.  Dos prevenidos, 48,2% são mulheres e 43,2% pessoas das classes C, D e E.

A boa notícia é que tem mais gente alerta e que não irá depender apenas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Isso é importante porque o colchão da Previdência Social anda cada dia mais furado.

As reservas do INSS sofrem com vários vilões: a maior expectativa de vida, que faz com que mais pessoas dependam por mais tempo da Previdência, enquanto, na contramão, há menos jovens com carteira assinada para fechar a conta.

Também no time dos vilões, vale citar as mudanças mais ou menos repentinas nas regras do jogo. Elas comprometem, no momento mais delicado, a estabilidade de quem passou anos contribuindo.

Não sobra dinheiro para pensar em aposentadoria

A maioria dos que não fazem reserva para a aposentadoria se queixa que nunca sobra dinheiro (36,2%), acha que ainda é muito nova para pensar no assunto (21,7%) ou não sabe como fazer (21,3%).

O primeiro passo é fazer um planejamento rigoroso e uma boa avaliação do orçamento.  Assim, será possível identificar quais são os ralos que estão drenando os frutos do seu trabalho.

Ainda é muito novo? Quanto antes começar melhor: dá para aplicar quantias menores e ir avançando conforme a sua vida financeira se tornar mais consolidada.

Quem conseguiu fazer sobrar salário no final do mês, aplicou na poupança (33%) e no carnê do INSS (19,3%) – opções que vamos analisar a seguir.

Poupança

Poupança é o nome que os economistas usam para o ato de poupar. Pra nós, brasileiros, a tradicional “caderneta de poupança” ou só “poupança” é o investimento preferido da nação pela simplicidade de aplicar e resgatar. Porém, até outubro de 2016, a caderneta tinha rendido apenas 2,41% acima da inflação. Parece e é muito pouco.

Se a poupança não perde para a inflação, fica quase lá, enquanto os gastos com saúde, alimentação e moradia costumam decolar na terceira idade.

Carnê do INSS

É uma forma fácil de se preparar para a aposentadoria, mas os rendimentos têm sido tão poucos que vez por outra o governo oferece opções mais interessantes. Nos anos 2000, os trabalhadores puderam usar o saldo de suas contas para comprar ações da Petrobras e da Vale do Rio Doce, por exemplo. E hoje, quem tem contas inativas, poderá resgatar as somas que cresceram a conta-gotas ao longo dos anos.

O que fazer para ter conforto financeiro na aposentadoria?

Se você chegou até aqui é porque concorda conosco que se planejar financeiramente é essencial para a sua tranquilidade no futuro.

Entre as opções mais fáceis e democráticas, destacamos os títulos do tesouro direto – modalidade na qual você pode aplicar somas a partir de R$ 30. Pensando no longo prazo, escolha títulos que acompanhem a variação da inflação oficial (indexada pelo IPCA, índice de preços ao consumidor amplo).

A previdência privada requer atenção extra às letras miúdas: atenção à taxa administrativa e às opções de investimento adotadas pelo seu plano. Há planos VGBL e PGBL – os primeiros são mais indicados para quem declara imposto de renda pelo modelo simplificado, enquanto os segundos valem para quem opta pela declaração completa.

Tenha metas claras

Sim, a aposentadoria pode parecer hoje um futuro muito, muito distante, mas se você souber o que deseja exatamente para esse período ficará mais fácil se manter firme no plano de economizar. Comprar e morar em um sítio, realizar viagens ao redor do mundo, abrir um pequeno restaurante ou ajudar os filhos a terem sua própria independência? Estabeleça a meta e esteja pronto para conquista-la quando a hora chegar.

Conheça nosso material sobre aposentadoria http://www.dsopead.com.br/produto/como-garantir-uma-aposentadoria-tranquila/

 

Aposentadoria, você está preparado?

You May Also Like

Deixe uma resposta