Finanças pessoais em dia: poupe sem perder qualidade de vida

Post 2-41


Coloque o orçamento pessoal em ordem e recupere a capacidade de realizar os seus sonhos

Para a dieta fazer sucesso, os nutricionistas são unânimes em indicar um processo de reeducação alimentar. Com as finanças acontece um processo semelhante: com o equilíbrio das finanças pessoais, a pessoa consegue poupar e tende a permanecer do lado azul do limite. A mudança tem que ser constante e começar, como no caso da reeducação alimentar, a partir de pequenos passos realizados de forma consciente e constante.

Um orçamento pessoal não é difícil de organizar. Há desde aplicativos que ajudam ao facilitar o acompanhamento do fluxo de ganhos e despesas, como algumas atitudes simples que você pode implementar agora mesmo – confira abaixo.

  • Roupa nova de graça –  Sempre que há uma festa é inevitável  que a gente queira impressionar com um visual inédito. Não há nenhum dicionário que aponte “recém-comprado” como sinônimo de inédito, podemos lhe garantir. Uma solução é procurar uma amiga com um biotipo parecido com o seu e propor uma troca ou um empréstimo – afinal, para os convidados daquela festa, o seu novo look será sim inédito. Importantíssimo: para continuar garantindo o acesso ao guarda-roupa dos amigos, tenha o máximo de cuidado e devolva a peça lavada e pronta para outra.
  • Redecore a casa – Pequenos ajustes podem ser feitos por você, sem a necessidade de contratar um terceiro. Itens como pintura e instalação de papel de parede, não exigem treinamento, mas apenas dedicação para um bom resultado. Restauração de móveis? Dá para aprender pela internet em blogs e sites.
  • Academia ao ar livre – Correr, pedalar, ou usar os equipamentos de alongamento e fortalecimento físico de parques são alternativas econômicas para manter o corpo em forma.
  • Estabeleça um teto de gastos com lazer – É justo querer sair aos finais de semana e curtir os amigos, mas isso não pode virar desculpa para comprometer as suas finanças. Analise o seu orçamento e fixe uma meta. Ah, são muitos eventos? Priorize o que for imperdível e se divirta com as opções econômicas nos demais dias, como ver um filme ou série em casa ou com os amigos.
  • Faça as compras em um atacarejo – “Atacarejo” é uma neologismo que foi criado para indicar os grandes atacados que também vendem produtos no varejo. Eles ocupam grandes galpões longe dos centros, não oferecem conforto, nem são muito organizados, mas o preço é competitivo em relação aos supermercados: em média, os produtos saem 15% mais baratos.
  • Aposte na comida caseira – Cozinhar em casa ainda sai mais barato do que comer fora. Tente tomar o café em casa ou levar marmita para almoçar na empresa, há várias receitas fáceis na internet para ajudar quem quiser variar do arroz com feijão e bife sem gastar muito.
  • Reduza os gastos com telefone – Mantenha o contato com os amigos, sem perder a conta de vista, para isso aposte em aplicativos gratuitos como o Skype e o Whatsapp.

Quer saber mais, veja nosso artigo de 10 dicas campeãs para sair das dívidas: http://www.dsopead.com.br/10-dicas-campeas-para-sair-das-dividas/

Você já tentou equilibrar as suas finanças pessoais? Como foi o processo de definir as prioridades do seu orçamento doméstico? Conte para a gente a sua experiência ou suas principais dúvidas sobre o tema.  http://www.dsopead.com.br

 

Finanças pessoais em dia: poupe sem perder qualidade de vida

You May Also Like

Deixe uma resposta